Direto da Campus Party 2011 - Oficina "Seu desenho vai virar código, e agora?"

Na sexta-feira (21/01), o designer Eduardo Agni apresentou sua oficina "Seu desenho vai virar código, e agora?", que ele já havia apresentado em outras edições da Campus Party, mas este ano com um conteúdo mais forte sobre CSS3. Inclusive, quem quiser conferir os slides, eles estão disponíveis no Slideshare.


Agni começou com uma citação de Chris Coyer: "CSS é como xadrez... Você pode aprender os princípios em um dia e passar a vida inteira se especializando". Para quem trabalha com desenvolvimento/design front-end, sabe que CSS é um aprendizado diário. Ele apresentou a divisãode páginas web em três camadas: conteúdo (HTML), apresentação (CSS) e comportamento (JavaScript) através de um diagrama. Depois, comentou sobre as diversas limitações da especificação corrente do CSS (2.1) e como o CSS 3 (ainda em fase de rascunho pelo W3C) permitirá maior controle do estilo sem a necessidade de utilizar certos truques e imagens para reproduzir alguns efeitos.

Foram mostradas algumas ferramentas que as novas propriedades possam ser visualizadas em todos os navegadores, como o Modernizr. Entre as IDEs disponíveis para escrever HTML e CSS, Agni apresentou o Aptana Studio 3, que já possui suporte a HTML5 e CSS3, e destacou: "HTML5 e CSS3 não criam maravilhas, eles apenas possibilitem que você crie... São apenas ferramentas, mas quem faz a buniteza acontecer é você", em resposta a diversos posts que vemos mostrando "sites inspiradores" feitos com as novas especificações das linguagens.

Grande parte da oficina foi destinada à apresentação prática das principais propriedades novas do CSS3: border-radius, border-colors, text-shadow, box-shadow, opacity, columns, backgrounds múltiplos e @font-face.

1 comentários:

Pedro Lalli disse...

Fiquei com vontade de saber mais! Belo post!

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More