Livros sobre Design de Interfaces Web

Frequentemente alguém me pede dicas de livros sobre Design de Interfaces e eu, que tenho/leio vários, nunca consigo listar de imediato, sempre me pegam de surpresa. Por isso, resolvi vascular com calma a minha "mini biblioteca pessoal" (bom, a maioria dos livros deste post estão lá) e indicar boas opções de livros sobre design de interface e usabilidade, desde o básico até o avançado.

Design para Quem Não é Designer
Robin Williams, 2005, Editora Callis


Review do Submarino:
O livro introduz ao design e a diagramação, através dos 4 princípios básicos do design: proximidade, alinhamento, repetição e contraste. Usando exemplos de "antes" e "depois", estimula o leitor a fazer suas próprias experiências. Traz também o básico sobre: tipologia, serifa, estilo, peso, tamanho.


Não Me Faça Pensar
Steve Krug, 2007 (2ª Edição), Editora Alta Books

Uma leitura muio agradável e divertida para quem deseja conhecer a usabilidade, contendo diversos exemplos práticos de como abordar a usabilidade em seus projetos. A segunda edição também aborda a questão da acessibilidade e algumas "receitas de bolo" para lidar com os caprichos do chefe que podem acabar prejudicando a usabilidade.


Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita
Felipe Memória, 2005, Editora Campus/Elsevier

Um excelente livro do designer Felipe Memória que vai desde a arquitetura de informação até alguns princípios do design de interação, passando por padrões de interface e formatação de conteúdo. O livro contém estudos de casos da BBC, Ideo e, principalmente, da Globo.com, onde ele trabalhava na época.


Ergodesign e Arquitetura de Informação: Trabalhando com o Usuário
Luiz Agner, 2006, Editora Quartet

Este livro é uma coletânea de artigos acadêmicos do Luiz Agner sobre arquitetura de informação, design de interface e usabilidade. Apresenta um conteúdo excelente e leitura agradável que não fica redundante acerca de um único assunto, por tratar de várias questões referentes a arquitetura de informação, usabilidade e design em diferentes escopos, sendo uma leitura recomedada tanto para designers quando para gerentes de TI.


Usabilidade na Web: Projetando Websites com Qualidade
Jakob Nielsen; Hoa Loranger, 2007, Editora Campus

Livros do Jakob Nielsen são leitura obrigatória para quem deseja trabalhar com usabilidade e design de interfaces. Neste livro, Nielsen e Loranger abordam vários tópicos sobre a usabilidade de interfaces web, entre eles: experiência do usuário, arquitetura de informação, navegação, busca, tipografia, redação. Este conceitos podem ser utilizados como diretrizes tanto por designer quanto por analistas de usabilidade.


The Smashing Book
Smashing Magazine, 2009, Editora Smashing Media GmbH

O Smashing Book que eu possuo é a primeira edição (eles lançaram a segunda no início deste ano), mas há conteúdo excelente e, arrisco dizer, atemporal. Ele aborda vários conceitos acerca do design, desde CSS até marketing, passando por design de aplicações, tipografia, usabilidade, cores e SEO.


Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design
Jenifer Tidwell, 2005, Editora O'Reilly Media

O livro trata sobre o design de interface e de interação por meio de padrões (patterns) e possuir exemplos reais categorizados de interface patterns para aplicações desktop, website, mobile, entre outros. A segunda edição já foi lançada e conta com novos padrões e um novo site para apresentação de alguns destes padrões.


Tem alguma sugestão? Publique nos comentários, quem sabe não sai a parte 2 ;)

Não deixe de conferir também a resenha de outros livros sobre Web Design feitas aqui no blog:
Princípios do Web Design Maravilhoso
Use a Cabeça! Web Design

2 comentários:

Alessandro Guimarães disse...

Olá Talita Pagani,
Tenho uma indicação de livros:
Princípios do Web Design Maravilhoso
http://www.altabooks.com.br/product_info.php?products_id=225

Use a cabeça Webdesign
http://www.altabooks.com.br/product_info.php?products_id=397

Criando Design com Padrões Web
http://www.altabooks.com.br/product_info.php?products_id=515

Talita Pagani disse...

Olá! No blog já há a resenha dos dois primeiros que você indicou, inclusive os links estão ao final do post ;)

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More