O que há de bom na Campus Party 2011 para Desenvolvedores Front-End

Olá pessoal! Um Feliz Ano Novo a todos!

E 2011 começa muito bem. De 17 a 22 de janeiro acontece em São Paulo mais uma edição da Campus Party, um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital. São 13 área que oferecem diversas atividades entre palestras, oficinas e debates.

Será a primeira vez que vou no evento e creio que será uma grande oportunidade de agregar novos conhecimentos. Neste momento, uma das minhas dificuldades foi conseguir fechar minha agenda do evento, pois há muitas atividades em vários setores e dá vontade de participar de tudo.

Como desenvolvedora front-end [(X)HTML/CSS], vou listar algumas atividades interessantes que podem lhe dar uma forcinha nesta tarefa. Há atividades que vão além do design/desenvolvimento front-end e acrescentam conhecimentos muito úteis. Infelizmente, não consegui me inscrever em todas por conflitos de horários. As informações foram retiradas do site da Campus Party.

Área: Desenvolvimento

Palestra: Introdução ao Node.JS - Terça, das 16h às 17h
Lembra quando você usava Javascript apenas para validar formulários? Pois é, passado o tempo ele começou a ser usado para dar experiências ricas aos usuários e agora ele chega com força no desenvolvimento Server-Side. Ainda não sabe direito o que é NodeJS? Precisa criar aplicações com alta concorrência? Interessado em desenvolver Jogos multiplayer na rede? Ainda acha que Javascript é simplesmente um scriptzinho que valida formulários e brinca de AJAX? Entenda como o NodeJS vai facilitar muito a sua vida no desenvolvimento web com uma performance impressionante.

Palestra: Desenvolvendo um site completo com ASP.NET - Quarta, das 14h30 às 15h30
Veja nesta palestra como desenvolver um site de catálogo de produtos utilizando ASP.NET MVC e JQuery. Será apresentado as novidades do ASP.NET MVC 3 com Razor e como construir recursos ricos com JQuery, totalmente integrado ao Visual Studio 2010.

Palestra: HTML 5 - Sexta, das 16h às 17h
Ele chegou com tudo! Na sua quinta versão, o HTML será uma das linguagens padrão da Web Semântica, representando alterações importantes que resultarão em mudanças significativas na navegação, design e vários outros tópicos que serão mostrados em detalhes nesta palestra.

Palestra: HTML 5 - Hands On - Sexta, das 17h30 às 18h30
Empolgados depois da palestra sobre HTML5? Então aqui estará montado o cenário perfeito para experimentar este novíssimo e promissor padrão.

Palestra: Futuro da Web, HTML5 e W3C - Sábado, das 9h às 9h45
Apresentação sobre o desenvolvimento e histórico da linguagem HTML e o Consórcio WWW - W3C.

Área: Foto / Vídeo / Design

Oficina: Seu desenho vai virar código, e agora? - Sexta, das 9h30 às 11h30
Que dificuldades surgem na hora de transformar o seu layout em uma página da web? O que um designer precisa saber de CSS antes de iniciar o projeto de um layout? Quais os novos recursos que o CSS3 oferece e os ganhos visuais na hora de projetar layouts para essa linguagem?

Palestra: Social Interface Design - Sexta, das 11h45 às 12h45
Saiba tudo aquilo que vai além da usabilidade dentro do design de interfaces, e que possibilita, de fato, a interação entre pessoas nos ambientes virtuais.

Oficina: Desbravando Fireworks, CSS3 e HTML5 - Sexta, das 15h15 às 17h15
A descrição é a mesma da primeira oficina, não sei se eles colocaram incorretamente no site.

Workshop: Arquitetura da informação - Construindo uma home page - Sexta, das 17h30 às 18h45
Montagem de home. Utilização de recursos tecnológicos. Atividade a ser realizada por duplas. A cada dupla será entregue um iPad ligado ao telão, no qual montará interfaces da página através de componentes prontos. Para tornar isso mais desafiador, atribuiremos níveis, ou seja, para a montagem de cada nível, atributos como inclusão de shopping, publicidade e outras particularidades de veículos deveriam ser obrigatórias.

O que acharam pessoal? Vale lembrar que a CPBrasil tem muitas outras atividades, principalmente para quem se interessa e/ou tem conhecimento também em programação, software livre, mídias sociais, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More