Direto da Campus Party 2011 - Oficina "Otimização de Wordpress"

Quinta-feira (20/01), no palco de Mídias Sociais ocorreu a oficina sobre Otimização de Wordpress com Paulo Henrique Alkimin, do Tecnoblog, e Gus Fune, do Papo de Homem. Certamente a área de Mídias Sociais era a que concentrava o maior número de blogueiros, entretanto o teor da palestra estava mais compreensível para quem era desevolvedor.



A oficina foi divida em três partes. Na primeira parte, Alkimin e Fune comentaram sobre estrutura de servidores e o core do Wordpress. Esclareceram que um dos motivos para um blog ficar fora do ar é o uso de muitos plugins, que acabam requerendo muitas requisições e poder acabar derrubando o servidor se não forem bem configurados. Também comentaram que o plano de hospedagem deve ser de acordo com o tráfego esperado para o site e que, para fazer um site profissional, é preciso sim gastar um pouco mais. Com relação a otimização de performance, eles falaram sobre Cache (armazenamento de recursos em uma local de acesso rápido, não precisando requisitar novamente ao servidor) e Optcode exemplificando sobre Cache via .htacess (exemplo 1 e exemplo 2), também fizeram um overview sobre WP-Supercache e W3-Total-Cache. A primeira parte foi finalizada as dicas sobre criar um subdomínio pra imagens ou então utilizar serviços de terceiros, como Amazon Web Services, Flickr, Rackspace ou ImageShake, que ajudam a reduzir também as requisições em seu servidor.

A segunda parte foi a respeito da otimização dos temas, onde os rapazes comentaram sobre o uso de sprites (uma única imagem contendo todas ou quase todas as imagens, ícones, logo, etc, do site) e de plugins de navegadores muito úteis para avaliar quais recursos estão consumindo mais tráfego no servidor como o Google Page Speed e o Yahoo! Page Slow (ou apenas YSlow). Achei bem interessante eles comentarem também sobre a remoção de certos recursos dinâmicos do Wordpress deixando alguns trechos de forma estática, como é o caso do charset que ele chama por uma função PHP ou mesmo um menu de categorias que será sempre fixo e não precisa ser gerado dinamicamente.

Na terceira parte eles falaram sobre plugins, mas plugins úteis para otimizar o seu blog e não para adicionar coisas supérfluas e que certos plugins podem ser substituídos por algumas linhas de código no seu blog, como é o caso do Facebook "Like", a função de retweet e o código do Analytics. Entre os plugins de otimização foram citados o WP-Tuner e Smush.it. Eles também falaram sobre a terceirização de comentários que, além de reduzir o tráfego ao servidor, ainda se mostram mais úteis do que os comentários do próprio wordpress, como é o caso do Intense Debate, DISQUS e até mesmo o Facebook Comments. Pra finalizar, Alkimin e Fune indicaram utilizar o YSlow para verificar o impacto de um plugin no site.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More