Livro: Use a Cabeça! Web Design (Head First Web Design)
Autores: Ethan Watrall e Jeff Siarto
Ano: 2009
Editora: Alta Books / O'Reilly
O livro "Use a Cabeça! Web Design" cobre de modo inteligente e divertido vários aspectos do design de um website, desde o levantamento de informações até a acessibilidade.
Ao longo dos capítulos, são simuladas situações utilizando personagens que representam clientes e profissionais com um determinado problema de design, onde você deve encontrar uma solução. E este é um dos pontos fortes do livro: as atividades práticas, onde você deve tomar notas e pensar em soluções para problemas que, em sua maioria, são pertinentes à rotina de web designers. Algumas destas atividades também permite que você faça uma reflexão de questões apresentadas. Praticamente todas as atividades têm solução, mas o interessante é fazê-las e botar a cabeça pra funcionar.
Com uma linguagem simples e prática, Watrall e Siarto explanam e exemplificam o processo de criação de um website, começando pelo levantamento de informações e arquitetura de informação e depois passando pela prototipação de layout, conceitos básicos de web writing, acessibilidade, navegação e usabilidade. Estes conceitos não são abordados com um nível de profundidade que teria em um livro específico sobre cada assunto, mas a cobertura dada aos tópicos juntamente com as atividades práticas conferem uma boa noção sobre cada aspecto.
Apesar da linguagem simples, o livro tem diversos erros de tradução, como "um livro Web Design" ("um livro de Web Design"), "classificação de fichas" ("cardsorting" já é um termo consolidado, a tradução não facilita a identificação) e certas expressões traduzidas de forma literal que não fazem sentido.
Além disso, no início do livro, perdem-se muitas páginas explicando o que é o método "Head First" da série homônima e como o livro deve ser utilizado pelo leitor que o tem em mãos. Não sei como este capítulo é disposto nos demais títulos da série, mas acredito que não sejam necessárias tantas explicações sobre metacognição, como treinar seu cérebro e como utilizar o livro. Estas informações podem ser importantes como um complemento e, portanto, poderiam ser resumidas durante a introdução e serem apresentadas de modo mais intuitivo ao longo das atividades do livro.
Grande parte das ilustrações se encontram em preto e branco, o que acaba deixando algumas passagens um pouco desinteressantes, mas há uma seção de imagens coloridas ao final do livro. Felizmente, o capítulo sobre cores é totalmente colorido, mas fica inconsistente com o restante da obra, todos os capítulos poderiam ser assim.
Tirando estes pequenos percalços, o livro trata de questões bem atuais e esclarecem muitas dúvidas que permeiam a cabeça dos web designers iniciantes, como frameworks CSS e jQuery. Em todos os capítulos há a seção "Não existem perguntas idiotas", justamente com as dúvidas mais comuns.
É preciso ressaltar que "Use a Cabeça! Web Design" não é para aqueles que não possuem conhecimento em XHTML e CSS (aliás, é um pré-requisito explicitado no livro), mas sim para quem deseja aprender o processo de design de websites. Também não é um livro para ler de um dia para outro, em virtude dos exercícios práticos, mas indico como primeira leitura àqueles que estão começando na área e querem aprender web design de modo prático e com uma linguagem acessível.
Um ponto bem interessante aos novatos no final do livro: definição dos diferentes tipos de profissionais web (Designer Front-End, Arquiteto de Informação, Designer de Experiência do Usuário, Designer Gráfico, Redator e Programador). Logo após, há um pequeno teste, ainda que superficial, que pode lhe ajudar a descobrir qual função com a qual você mais se identifica.
1 comentários:
Esse livro, assim como todos os outros da série Head First, é SEN-SA-CI-O-NAL!
Gostaria de ter tempo para ler todos da série, não importando o assunto. Tenho 4 (Java, HTML, SQL e Estatística) e todos são ótimos.
Boa indicação!
Postar um comentário