Bibliotecas de Padrões de Interface: fontes de pesquisa e inspiração

Certa vez, em uma discussão do meu grupo de pesquisa da UFSCar a respeito da definição de "patterns", minha orientadora finalizou com o seguinte: "Pessoal, pattern é uma solução de sucesso para um problema recorrente". Até então nunca tinha ouvido uma definição tão pontual e objetiva sobre pattern. Esta é uma proposição - resumida - advinda do livro "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software" (Gamma et al., 1995), que se refere a padrão de projeto de software orientado a objetos mas é perfeitamente aplicável ao design de interface (design pattern possui uma tradução ambígua: padrão de projeto ou padrão de desenho/design).

Pattern difere de "standard", que também significa "padrão", mas remete à um modelo normativo. Um pattern não é exatamente uma norma, mas sim uma solução comprovada para um problema conhecido e recorrente e é usualmente composto pelo problema, o contexto (ou cenário) de ocorrência do problema, o contexto de aplicação da solução (quando usar) e a solução proposta.

Bibliotecas de patterns para design de interface/interação são úteis como fonte de inspiração e pesquisa quando precisamos projetar um determinado recurso ou elemento da interface. É uma base de conhecimentos onde podemos ter um norteamento sobre soluções que atendem às expectativas do usuário e proporcionam boas experiências de uso. Existem diversos sites que catalogam patterns para interface, alguns são colaborativos e abertos a qualquer pessoa que deseja constribuir com um patterns, enquanto outros são desenvolvidos por uma comunidade mais restrita de especialistas.

Abaixo listei 5 bibliotecas de padrões de interface que são bem conhecidas e as melhores, na minha opinião, por terem bons exemplos e explanações.

UI Patterns


Patternry

Pattern Tap
O site possui bons exemplos mas não tem textos explicando o uso dos padrões enviados.

Yahoo! Design Pattern Library

Designing Interfaces
Este é o site do livro "Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design" de Jenifer Tidwell e contém praticamente todos os patterns apresentados no livro que, aliás, é muito bom :)

Para saber mais sobre Design Patterns de forma geral:

http://www.slideshare.net/gscheibel/design-patterns
http://wiki.sintectus.com/bin/view/GrupoJava/IntroducaoArquiteturaDeCamadas

1 comentários:

Unknown disse...

Muito útil, valeu mesmo pela dica!

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More