Último dia na Campus Party 2011 - Mesa-redonda das GarotasCPBr e palestra de Steve Wozniak

Meu último dia de atividades na Campus Party 2011 foi bem mais tranquilo do que os outros dias, mas não menos interessante. Logo pela manhã, no palco de Desenvolvimento, houve a mesa-redonda "Onde estão as mulheres na informática hoje? Suas áreas e interesses" com a presença das GarotasCPBr Caroline Souza, Elaine Cecília "Cissa" Gatto, Gislaine Pereira, Mônica Gagliardi e Vanessa Guedes Garcia, grupo do qual também faço parte.


Na mesa-redonda de cerca de 2 horas, as garotas contaram um pouco de suas experiências profissionais, como lidaram com o preconceito dentro do mercado de trabalho e dentro da própria família. Ainda há um certo preconceito e desconfiança quanto à competência da mulher no mercado de TI, mas elas têm conquistado cada vez mais espaço, respeito e, inclusive, admiração. Na plateia, vários homens manifestaram sua admiração pela competência das mulheres que trabalham com informática. Entre os depoimentos da plateia, há garotas que receberam total incentivo da família quando optaram pela área de TI e há as que enfrentaram e ainda enfrentam a incompreensão por parte da família.

Cissa Gatto, minha veterana de mestrado na UFSCar, relatou que na área acadêmica a igualdade entre homens e mulheres é bem maior, as professoras são muito respeitadas, as mulheres são as que mais publicam artigos e pesquisas já comprovaram que as mulheres estudam mais que os homens, ou seja, chegam mais longe em suas titulações acadêmicas.

Vanessa Guedes mostrou sua indignação pelas "cantadas" desrespeitosas por parte dos homens na Campus Party, que parecem tratar as mulheres como objetos, e deixou o recado: "Meninos, por favor, se controlem". Nesta questão, também foi discutido sobre a postura da mulher, e tanto as garotas quanto os garotos concordaram que a mulher também deve ter uma postura adequada, ter respeito próprio para ser respeitada, e valorizar mais a sua inteligência do que a aparência.

As Garotas CPBr mostraram que as mulheres podem ser programadoras, designers, técnicas de informática, gamers e analistas de sistemas sem perder a femilidade.

À noite, foi a vez de Steve Wozniak, o co-fundador da Apple, subir ao palco principal para o último Momento Telefônica da CP 2011.


Woz contou um pouco sobre a história de fundação da Apple e também de sua própria história. Ele começou a mexer com engenharia eletrônica em casa, pois seu pai era engenheiro e o ensinava a mexer com eletrônica.  Era um jovem sonhador, apaixonado pela eletrônica. Antes mesmo de ingressar na faculdade, ele mesmo começou a projetar a sua própria ideia de um computador, de modo empírico, e frisou: "Hoje vocês têm aulas sobre isso, mas naquela época nós não tínhamos". O projeto foi realmente levado à diante quando Woz já havia ingressado na faculdade de engenharia e conheceu Steve Jobs. Woz utilizou uma TV como terminal e chegou a implementar uma conexão com a Arpanet (rede antecessora à internet). Com 4 Kb de memória, surgiu o computador mais barato comparado aos outros existentes na época, o Apple-I.

O segredo para ele ter sido bem sucedido em sua empreitada, é, segundo Woz, amar aquilo que se faz. Ele disse que apenas conseguiu construir o que construir por sua paixão por eletrônica, ele se mostrou realmente apaixonado pelo que faz e isso o motivou a correr atrás e buscar conhecimento (ET Bilu Feelings).

Logo após a palestra, Woz estava distribuindo autógrafos e formou-se uma fila gigantesca que deu a volta em toda a arena da Campus Party.

Para concluir o evento, houve a entrega de prêmios "Campuseiros Empreendem" e "Campuseiros Inventam". Depois, só bagunça por parte dos campuseiros, acho que o pessoal passou um pouco dos limites, até caixas de pizza estava voando sobre a arena e foi difícil dormir com tanto barulho. O domingo foi dedicado à arrumação das malas e uma nova fila para sair do camping, só que desta vez, bem mais tranquila e mais rápida.

Que venha a CPBr 2012!

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More