[pt-br] Resenha: "Princípios do Web Design Maravilhoso"


Livro: Princípios do Web Design Maravilhoso (Principles of Beautiful Web Design)
Autor: Jason Beaird
Ano: 2008
Editora: Alta Books / Site Point

Como fazer um design agradável? Quais cores escolher e como combiná-las? A tipografia pode fazer uma grande diferença para transmitir a ideia do site?

Estas e outras indagações pode ser respondidas através de "Princípios do Web Design Maravilhoso", mais um título da Site Point, que vem se consolidando com suas publicações sobre design e desenvolvimento web. É um obra essencialmente sobre design (composição, cor, textura, tipografia e imagens) e justamente bem focado nestes tópicos.

O livro mostra que um bom design é aquele que atende bem os usuários em termos de funcionalidade e também apresente um visual atrativo, equacionando o lado estético e funcional como uma unidade. Em grande parte do livro, o autor traz abordagens do design gráfico de modo aplicado ao design pra web através de uma visão mais objetiva.

O primeiro capítulo apresenta conceitos de composição do layout. São descritos os elementos mais comuns que compõem uma página web e qual sua função, como trabalhar com grids e aspectos de teoria de design (especialmente relacionados com a gestalt) como unidade, proporção e equilíbrio. Mas também são abordados conceitos mais específicos do design para a web, como resolução de telas, layouts líquidos e fixos. Os capítulos seguintes tratam de tópicos mais específicos: cor, textura, tipografia e imagem, passeando pela teoria e prática de uma forma bem fluida.

A linguagem utilizada é de fácil compreensão e propicia uma leitura agradável. Os gráficos são bons, com ilustrações mais abstratas nos primeiros capítulos para demonstração dos conceitos de teoria do design, mas também há ilustrações mais objetivas exemplificadas em screenshots de websites. O livro é recheado de referências a artigos e possui dicas de vários sites e ferramentas online que estendem o conteúdo apresentado.

Como tantos outros títulos, o livro também é orientado a projeto e a cada capítulo o layout utilizado como exemplo ganha forma e possibilita fixar a teoria vista no capítulo. O livro mostra também de uma forma sutil como se atentar a detalhes e como o refinamento do processo de design está atrelado a estes detalhes que fazem toda a diferença.

Recomendo para web designers que desejam se aprofundar em aspectos teóricos do design ou desenvolvedores front-end e programadores que desejem compreender melhor o design além do CSS e Photoshop.

Um dos únicos problemas do livro talvez seja a tradução do título, que promete mais do que o livro realmente oferece, mas não chega a ser algo crítico, apenas pode decepcionar o que forem ler o livro com grandes expectativas.

No final, pode-se ver que "Princípios do Web Design Maravilhoso" não trata o design somente como um aspecto para melhorar a estética de um website, mas como um artefato para aprimorar a comunicação do site com o público-alvo e transmitir melhor a ideia do site.

2 comentários:

Edu Agni disse...

Logo sairá a segunda edição em português deste livro, com revisão técnica minha :)

Talita Pagani disse...

Que notícia ótima Edu! Certamente é o que falta para muitos livros lançados com tradução aqui no Brasil. Percebemos uma melhora na qualidade da tradução quando há um revisor técnico com experiência. Parabéns pelo trabalho!

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More