Direto da Campus Party 2011 - Debate "Trending Topics - o poder do coletivo"

Na terça-feira (18/01), também na área de Social Media, houve o debate sobre os Trending Topics (tópicos mais comentados) ou TT do Twitter, com a presenta de Bia Granja, Rene de Paula Jr, Pablo Peixoto, Chico Barney e Bruno Ferrari.



O pessoal começou fazendo uma consideração que, por mais que pareça óbvia para a maioria, ainda há empresas que não pensam assim: o trend é mais interessante quanto é natural, orgânico. Podemos ter uma amostragem pela plateia, quando pergutaram quem já havia clicado nos trends "Promoted" (termos pagos para aparecerem na lista dos TT): a maioria não clica nestes termos ou pensa duas vezes para clicar. É certo que, muitas vezes, o que soa comercial para o usuário dentro de redes sociais acaba sendo ignorado. Também foi debatido que para uma empresa, uma pessoa ou uma marca, etc, é mais interessante que ela esteja nos trends por um motivo positivo.

Também foi alertada sobre a escolha da hashtag. A hashtag escolhida para promover um determinado conteúdo deve ser bem pensada e elaborada, ser algo fácil e que o pessoal acolha bem, caso contrário ela pode não convergir para o efeito e a audiência necessária. Nisso o Pablo Peixoto citou as hashtags temáticas que ele fazia para o Porra, Maurício (site que mostra tiras da Turma da Mônica fora do contexto original de uma forma divertida) e o caso específico do #xavecoday, destinado a destacar as tiras do personagem Xaveco, mas que acabou sendo interpretado pelos twitteiros como dia de mandar xavecos e a hashtag foi parar no TT mais por este motivo do que pela intenção original.

Os participantes do debate clarificaram um ponto importante: nem toda empresa terá grande parte de sua audiência no Twitter, é preciso que a empresa conheça onde está a sua audiência e dar a devida importância nas ferramentas e serviços onde ela se encontra. Não se deve, por exemplo, gerar grandes esforços para investiver em campanhas e promoções no Twitter se seu público alvo não se encontra lá.

A relevância do TT sobre o que está acontecendo atualmente também foi debatida, pois algumas vezes o TT não reflete o que está acontecendo no momento no mundo, mas aí entra a questão de analisar se as pessoas estão utilizando uma hashtag ou um termo unificado, caso contrário pode atrapalhar para que um assunto chegue aos TT pois há uma dispersão.

Rene de Paula Jr. foi responsável pelas discussões e críticas mais interessantes que propõem reflexões. Em dado momento ele colocou a seguinte questão: Você quer ser popular ou relevante? Afinal, nem sempre um assunto popular no TT é relevante. E aí entra a questão das métricas errôneas sobre o Twitter, onde são considerados números de followers de um perfil para determinar sua relevância. Entretanto, muitos perfis com alto número de seguidores possuem uma baixa taxa de retweets e menções, ou seja, sua relevância pode ser mais baixa do que um perfil que possui menor número de seguidores mas que, dentro desse número, possui uma porcentagem maior de retweets e menções.

Foi mostrado também no debate um paradoxo do Twitter: conforme as pessoas passam a seguir mais perfis, mais difícil fica delas conseguirem ler suas timelines e, com isso, aquele perfil diminui o número de pessoas que lêem os seus tweets e clicam nos links postados, ou seja, a relevância também diminui.

E, sobre o TT, Bia Granja comentou que muitas vezes as mentions e a própria timeline acabam sendo mais relevantes para saber de um determinado assunto do que consultar ou clicar nos termos dos TT.

Por fim, Rene de Paula Jr. encerrou sua participação no debate com chave de ouro: "O que eu sinto falta não são de 140 caracteres mas de 140 pessoas com caráter!".

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