Direto da Campus Party 2011 - Oficina "SEO - Search Engine Optimization & SMO - Social Media Optimization"

Na quarta-feira (19/01), depois de ter perdido a palestra "Criando aplicações .Net com software gratuito" por conta de uma mudança de horário sem aviso da organização, fui muito bem recompensada durante a oficina "SEO - Search Engine Optimization & SMO - Social Media Optimization", ministrada pelo Fábio Ricotta, do Mestre SEO.



Dentre as palestras e oficinas que participei, foi uma das melhores. As práticas de SEO apresentadas se concentraram mais em blogs, especialmente para a Wordpress.

A primeira parte da apresentação foi uma compilação do que ele já havia apresentado na Campus Party do ano anterior, mas casou perfeitamente com o fato da maioria dos participantes não ter comparecido na oficina da CP 2010. Ele começou explicando sobre alguns plugins que permitem otimizar o Wordpress:
  • Friendly URL: é importante ter URLs amigáveis tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários e isto pode ser configurado dentro do Wordpress em Settings > Permalinks.
  • All in one SEO pack: é um plugin que facilita a configuração de aspectos de SEO para os posts
  • Similar Posts: indicar artigos similares ou relacionados a um determinado post permite que mecanismos de busca descubram e naveguem por outras páginas de seu blog.
  • XML Sitemap: o XML sitemap é um arquivo que lista as URLs de seu site, a frequência de atualização, data da última atualização e relevância de cada página dentro do site. Estas informações são importantes para o mecanismo de busca e este plugin permite criar um XML sitemap para posts do Wordpress.
  • Redirecionamento: ao mudar a URL de um artigo ou de uma página, deletar um conteúdo, etc., é necessário fazer o redirecionamento correto (ex.: redirecionamento 301, para indicar que o conteúdo foi movido permanentemente para uma URL). Caso isso não seja feito adequadamente, o mecanismos de busca pode continuar indexando URLs inválidas.
Depois, Fábio Ricotta explanou como é possível utilizar o Google Analytics para mensurar os resultados de um blog, através de tracking de assinantes de feeds, monitorando quantos usuários são ganhos por dia e de onde eles surgem; monitoramento de comentários, analisando a quantidade de comentários que recebe por dia para medir a repercussão do blog; monitoramento de quais posts e quais assuntos geraram mais comentários (para ter um direcionamento de quais assuntos agradam e atraem mais leitores); e os Filtros Avançados que permitem que criar segmentos para observar um determinado comportamento dos usuários do blog.

A segunda parte foi o conteúdo inédito da oficina, um estudo de caso de 3 blogs com quantidade de visitas e audiências diferentes, mas as dicas foram praticamente as mesmas e estavam destinadas diretamente a SEO, mas como encontrar fontes de informação relevantes para escrever artigos que interessem à sua audiência. As principais dicas:
  • Assinar o RSS dos sites que você utiliza como fonte de informação através do Google Reader e utilizar em conjunto o Post Rank, que classifica os posts do Google Reader, permitindo que você filtre o que é mais interessante ler e publicar. Se você tem um site maior, mais popular, escolha feeds de fora para fazer esse procedimento, pois você pode estar sendo um dos primeiros a comentar um determinado assunto em português e isso irá atrair leitores que desejam ler sobre o conteúdo em português;
  • Regra supersimples mas valiosa: digitar um tópico de interesse do seu blog no campo de busca do Google e observar o Google Suggest, pois ele se baseia no que as pessoas mais procuram;
  • Olhar também as sugestões no YouTube;
  • O potencial do Google Suggest pode ser expandido utilizando o 
  • Monitorar termos de interesse do blog através do Topsy, onde é possível observar as notícias mais relevantes do Twitter, ou seja, o hype, o que as pessoas estão querendo saber e pelo que elas se interessam;
  • Utilizar ferramentas como o Open Site Explorer para ver os sites que linkaram para o seu blog, quais as páginas mais linkadas e avisar essas pessoas que linkaram para o seu site quando você tiver um novo artigo que possa interessar para eles divulgarem.
  • Responder dúvidas no Yahoo! Respostas e citar um link para o seu blog indicando onde você aprendeu aquela informação
E, por último, Ricotta finalizou observando que utilizar bem as práticas de SEO em conjunto com as mídias sociais é o "pulo do gato" para trazer sucesso para o conteúdo que você publica. Nas redes sociais você estará observando o que as pessoas querem e escrevendo justamente sobre as informações que elas procuram. As redes sociais devem ser bem utilizadas para trazer tráfego para o seu site, você não deve responder às dúvidas das pessoas e publicar conteúdo somente nas redes sociais, mas sim dentro do seu site.

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