Ah, se fosse tão mágico calcular o preço de um site

O quanto cobrar por um site é uma questão que perturba não somente os iniciantes. Várias pessoas já me pedirar uma indicação de quanto deveriam cobrar por determinado projeto, mas a verdade é que eu não creio que há uma fórmula exata para isso. Há muitas sugestões, parâmetros e tabelas de referência. A ADEGRAF (Associação de Designers Gráficos do Distrito Federal) possui, em sua tabela referencial de valores, uma referência para valores do layout de um site de acordo com a complexidade (baixa, média, alta). Esta complexidade é definida por determinados parâmetros, que eu particularmente achei questionáveis.

Em um artigo intitulado "How Much Should a Web Site Cost?", eles disponibilizam uma calculadora com 8 critérios cujos valores podem ser ajustados por sliders e que oferece um orçamento com a opção do custo mais baixo e mais alto para os serviços adquiridos. Achei legal, mas é muito genérico e não vejo isso funcionando na prática.


O valor de um site na verdade depende de outros parâmetros, mais contextuais do que de serviços. Pode variar de acordo com o poder aquisitivo da região (você não vai querer cobrar em Borá o que uma pessoa cobraria em São Paulo, não é mesmo?), o porte do cliente para o qual você está realizando o trabalho (uma empresa pequena local certamente irá requerer recursos mais simples, mesmo porque tem um orçamento reduzido, ao contrário de uma multinacional), a complexidade do que ele está pretendendo fazer de acordo com uma análise de requisitos feita junto ao cliente/empresa, etc.

O que eu julgo ser o balanço ideal: tenha um valor de trabalho por hora condizente com o mercado de sua região (mas não nivele por baixo!), faça um orçamento para o cliente com um valor de base (piso) de acordo com uma quantidade média de horas que o projeto pode levar baseado nos requisitos levantados e, na proposta, deixe claro o valor/hora caso exceda esse tempo. Calcular com base no valor por hora, a meu ver, é a forma mais justa para ambos os lados.

E então, o que acham?

3 comentários:

Renan Souza disse...

Excelente artigo!

Designers disse...

quanto você cobra por Valor/hora??

Talita Pagani disse...

Geralmente R$ 60 para desenvolvimento e R$ 100 para consultoria. É uma média de valor vigente do mercado, levando em consideração a região, a minha formação acadêmica e experiência.

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More