Resumão Campus Party 2012 - Melhores Momentos

Semana passada estive participando do maior evento de ciência, tecnologia e entretenimento digital. E desta vez eu estava, digamos, cobrindo oficialmente o evento.


Este ano resolvido fazer um único post aqui no blog resumindo todo o evento, mesmo porque eu não levei notebook este ano, apenas o tablet (nunca mais farei isso, notebook faz muita falta), então muitas anotações que fiz das palestras estão apenas no papel.

Como sempre, o evento foi fantástico, apesar dos contratempos e das inúmeras falhas de organização e segurança que ocorreram neste ano (relatei algumas coisas neste post que escrevi no GarotasCPBr). Mas aqui eu vim falar das coisas boas que pude vivenciar durante uma semana em que fiquei imersa (e literalmente sem ver a luz do sol) em um mar de conteúdo e tecnologia.

Este ano não assisti muitas palestras da área de Criatividade como no ano passado, mas participei bastante de atividades na área de Inovação e Entretenimento Digital. Além disso, participei de uma mesa no palco de Jogos junto com a Cissa Gatto (nós duas representando as GarotasCPBr), Tammy e Babs (Garotas Geeks) e Laura e Vicky (Pink Vader). Discutimos sobre SOPA, PIPA, leis de direito autoral, pirataria na internet, entre outros assuntos que surgiram no momento. E no mesmo dia estive no Barcamp promovido pela Cissa Gatto representando o blog, que é parceiro do GarotasCPBr.


Sobre as palestras neste ano, posso dizer que estavam show! Se ano passado havia conteúdo interessante, este ano havia ainda mais, em todos os palcos. Destaque para a palestra de Terapia Ocupacional com Games, que foi ministrada por um terapeuta ocupacional da empresa Bem Estar Natal, que mostrou de modo bem esclarecedor como os games auxiliam na reabilitação física e social do paciente quanto às atividades de vida diária (AVD) e atividades de vida prática (AVP). Para quem tem interesse em computação aplicada à saúde, recomendo acompanhar o trabalho dos profissionais desta empresa pelo blog deles, linkado logo acima.

No palco de Software Livre acompanhei palestras sobre Realidade Aumentada utilizando bibliotecas livres e o projeto OpenKinect, que visa permitir a construção de bibliotecas livres independentes de plataforma para utilizar o Kinect, soluções interessantes para quem trabalha com Natural User Interfaces (NUI).

Uma das palestras que eu achei mais ricas em termos de conteúdo foi Implementando Agile ALM usando SCRUM e Team Foundation Server. Ramon Durães e Waldyr (não me lembro o sobrenome) comentaram sobre a questão de adequar a estratégia para projetos de software de modo que o desenvolvimento possa ser executado e bem documentado de modo ágil para que não prejudique a etapa futura que é a manutenção, mesmo porque o tempo de manutenção é maior do que o tempo de desenvolvimento. Eles explanaram o conceito sobre Agile ALM (Application Lifecycle Management) utilizando o Team Foundation Server para gerenciamento de tarefas e alterações no código fonte, possibilitando vincular uma alteração de linha de código a uma tarefa registrada no TFS de forma que possa ser identificado quem fez a alteração e em qual(is) linha(s). É um registro ágil do dia-a-dia do projeto que gera uma documentação. Eles focaram fortemente na preparação de Testes Unitários utilizando diferentes abordagens como Test Driven Development (TDD) e Behavior Driven Development (BDD), de modo a validar a arquitetura do projeto. O que foi frisado é que o Teste Unitário nada mais é do que a documentação executável do projeto.

Sobre essas palestras, eu fiz um resumo neste post no GarotasCPBr e outras blogueiras do grupo também realizaram uma cobertura legal sobre estas e outras palestras.

No palco de Artes Digitais, tive a oportunidade de assistir novamente a uma palestra do Edu Agni, este ano sobre "Design Emocional". Como sempre, conteúdo excelente e causando uma polêmica positiva. Em suma, o design emocional visa tratar não apenas da facilidade de uso e de interação, mas também do desejo das pessoas de usar aquele produto, que pode vir por meio de um apelo visual ou outra característica que traz uma outra sensação no uso (ex.: parece mais legal, mais divertido, mais cool). Ou seja, os produtos estão fugindo do conceito da forma servindo à função, mas sim dando espaço a uma humanização da tecnologia. Agni apresentou uma compilação de conceitos chaves do design emocional baseado na literatura e alguns cases de sucesso da aplicabilidade do conceito no desenvolvimento de websites. Ao final da palestra, tive a oportunidade de finalmente conversar pessoalmente com ele e com o palestrante de outra palestra que aconteceria no mesmo dia e que vou comentar logo mais. Os slides da palestra dele estão disponíveis aqui.


Logo mais à noite assisti à palestra da Dani Guerrato e do Leandro Lima (com que eu havia conversado) sobre Design e Percepção. Achei muito interessante para quem deseja ter uma noção dos conceitos básicos de design sob uma ótica mais prática, com exemplos e aplicabilidade utilizando cases reais. Eles comentaram sobre a questão de Design x Arte e os conceitos utilizados para a percepção visual dos elementos de design, como luz e sombra, gestalt, grid e cores. Ao final, descobri que a Dani é minha colega de Tableless :)

Assisti a algumas palestras na área de Empreendedorismo que foram simplesmente demais, incluindo uma oficina de Design Thinking.


Sobre a participação feminina, as palestras e mesas compostas por mulheres estava simplesmente excelente! No palco de Empreendedorismo assisti a uma mesa de empreendedorismo feminino com a participação de mulheres de peso e uma convidada especial, Martha Gabriel. Elas discutiram sobre o perfil da mulher empreendedora, a forma como cada uma das palestrantes empreendeu e lidou com sucessos e fracassos, além da inevitável diferença entre homens e mulheres, porém, tratada de forma bem mais suave, equilibrada e menos vitimizada, o que eu achei muito bom. Martha Gabriel, inclusive, disparou que homens e mulheres se complementam e que ela não seria o que é se não fosse o apoio de alguns homens, como por exemplo o pai dela. E acrescentou também que a questão da mulher no poder e a mulher submissa já ocorreram em várias épocas da história (isso é verdade). De tempos em tempos há o empoderamento das mulheres.

Na mesa que eu assisti sobre mulheres e Software Livre, as mulheres adotaram também a mesma postura de evitar comparação com os homens e também evitar a vitimização. A Cissa Gatto que também estava presente, mencionou que devemos parar de medir forças com os homens e nos unirmos. A Eliane, do Libre Office, chamou a atenção para a quebra de estereótipos e a questão de motivar e trazer mais mulheres para a área de Software Livre, de modo a driblar a intimidação a que nós mesmas nos colocamos. O preconceito persiste, claro, mas é legal ver que isto hoje tem menos importância e as mulheres de TI se preocupam em fazer acontecer e não no que os outros estão falando.


Mas não fiquei só a trabalho. Tive a oportunidade de "brincar" em um simulador de corridas com 3 monitores que continha mecanismos que simulava todos os movimentos do carro (ao entrar em uma estrada de terra, tive a sensação real que estava dirigindo em uma). Não pude participar do campeonato de Mortal Kombat, mas ano que vem quem sabe ;)

Também pude conferir de perto o casemod do Homem de Ferro em tamanho real, que ganhou merecidamente como o melhor casemod da Campus Party 2012.


E, por fim, um agradecimento especial ao pessoal da Caravana de Bauru que diverte e torna a Campus ainda melhor (dizem que este ano Bauru zerou da Campus Party, rs), aos amigos que pude rever, aos que finalmente pude conhecer além de seus avatares de Twitter e Facebook (Tammy, do Garotas Geeks, Alexsandro Pereira, Edu Agni e muito mais) e também aos novos contatos (pessoal do Coméquepod, Mauro Pichiliani, do iMasters, Dani Guerrato, Leandro Lima, pessoal da Revista Tag e muitos outros).

Termino com a foto que eu e a Cissa Gatto tiramos junto com o Cid, do blog Não Salvo.

E que venha a Campus Party 2013 (se o mundo não acabar antes).

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More