[pt-br] Cinco mitos sobre documentações

Sempre gosto de enfatizar o desenvolvimento de uma boa documentação de interface, pois vejo que muitas pessoas ainda rejeitam a ideia de uma documentar seus projetos de interface, por considerar complexo, desnecessário ou simplesmente utilizar a máxima de que "ninguém lê".
Desta vez, encontrei um artigo interessante apontando os 5 mitos sobre documentações de modo geral e resolvi traduzí-lo. Confiram abaixo e me respondam: vocês concordam?

Documentação não é importante porque as pessoas não lêem

É verdade que as pessoas não lêem um manual se ele for mal projetado, porque é mais fácil telefonar para o departamento de suporte técnico do que encontrar respostas no manual.
Porém, pesquisas mostram que os clientes apreciam uma boa documentação. Com produtos de tecnologia e softwares, o manual é normalmente a primeira coisa que os usuários procuram, depois de desembrulhar o produto, para fazê-los funcionar.

Você precisa ter projetado o produto para escrever a documentação

A pessoa que projetou o produto é freqüentemente a pior pessoa para explicar como usá-lo, porque eles estão muito familiarizados, e não pode apreciar o que usuários acham difícil entender.
O designer tenderá a pensar em termos como "como o produto funciona" ao invés de "como eu faço isso com o produto", que é o que os usuários precisam.

Não há sentido em gastar dinheiro para produzir uma boa documentação, pois o cliente já comprou o produto nesse estágio

Todo bom vendedor sabe que sua relação com o cliente não termina quando você vende o produto.
Uma boa documentação adiciona valor ao seu produto permitindo que as pessoas o utilizem completamente e isto ajuda a criar uma lealdade com o cliente reafirmando que eles fizeram uma aquisição correta.

Produtos bem projetados não precisam de manual

Há alguma pergunta que seus clientes poderiam precisar de respostas sobre como configurar, usar, ou manter seu produto?
Se a resposta é sim, então mesmo você tendo projetado bem seu produto, ele precisa de uma manual. Se não, então seu produto é muito intuitivo ou muito simples.

Ajuda on-line faz o manual impresso desnecessário

Usuários inexperientes acham mais fácil aprender a utilizar um produto pelo manual impresso, porque ele é menos intimidante, e pode explicar os conceitos mais efetivamente.
Ajuda on-line é ideal para prover informação de referência, e tem a vantagem que os usuários podem procurar a resposta de uma pergunta enquanto eles estiverem trabalhando com seu produto.
Documentação deveria ser provida tanto por manual impresso* quanto ajuda online, satifazendo necessidades individuais.

*nota pessoal: este manual impresso pode ser substituído também por um PDF com a documentação geral do sistema e que pode ser impresso.

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