5 Ferramentas gratuitas para a criação de wireframes

Os wireframes são artefatos da etapa inicial de Arquitetura de Informação e definição da interface, sendo um componente importante para apresentar a disposição do conteúdo e os links para as principais páginas de um website.
Eles provêem uma visão da organização do conteúdo na interface do website. É possível notar através deles o comportamento do menu de navegação e a distribuição dos principais conteúdos que compõem a interface, porém, sem muito detalhe a nível gráfico.
As ferramentas mais conhecidas para a construção de wireframes são proprietárias: Microsoft Office Visio, Omnigraffle e Axure. Mas nos último anos têm surgido ótimas alternativas gratuitas e, inclusive, online. Selecionei 5 (versões de) ferramentas gratuitas e profissionais para que você possa construir wireframes de qualidade e aproveitar o potencial que eles possuem para o projeto de websites.

1. MockFlow
A melhor ferramenta online que eu testei. Fácil de usar, com diversos recursos e componentes. Permite o compartilhamento do wireframe, utilização de grid, guias, régua e exportação como blueprint (formato semelhante àquelas plantas azuis de engenharia) e preto e branco. Infelizmente a versão gratuita permite criar apenas um mockup, porém, com múltiplas páginas. Possui também a versão stand-alone.



2. Mockingbird
O Mockinbird é uma ferramenta online que facilita a criação, visualização e compartilhamento dos wireframes de seu site ou aplicação.



3. Lovely Charts
É uma ferramenta online disponível para instalação no Chrome que permite não somente a criação de wireframes, mas também de sitemaps, fluxogramas, organogramas, e muito mais. A única desvantagem é que nessa versão gratuita você pode salvar apenas 1 gráfico editável, mas pode exportar ilimitadamente.



4. Balsamiq Mockups
O Balsamiq é uma ferramenta bem conhecida. A versão paga é desenvolvida em Adobe Air, mas você pode testar uma versão de demonstração online que permite exportar para PNG, PDF e XML.



5. Cacoo
Cacoo é uma ferramenta com interface amigável, uma boa quantidade de recursos e versão em português. Assim como o Lovely Charts, ele também permite a criação de diversos tipos de diagramas, inclusive UML e é completamente free.



Tem alguma dica? Publique nos comentários, quem sabe não sai a parte 2 ;)

Não deixe de conferir também outras opções neste post do Mashable que eu encontrei ontem.

2 comentários:

Cleyton disse...

Muito boas as dicas, visualizei alguns e já deixei separados.

Parabéns.

Márcio Feijó disse...

Alguém sabe me dizer se consigo exportar um arquivo do Mockflow para o Axure?

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More